O secretário do Reino Unido para a Escócia, David Mundell, vai visitar Cabo Delgado, no norte de Moçambique, em fevereiro, para discutir parcerias no setor de gás e petróleo entre as cidades de Pemba e Aberdeen, anunciou o dirigente britânico.
"Moçambique pode aprender muito do modelo de exploração de petróleo e gás de Aberdeen, além obter mais experiência e conhecimento sobre o setor", afirmou na quarta-feira David Mundell, citado pela BBC.
De acordo com Mundell, já existem memorandos de entendimento entre os dois lados, mas a parceria em perspetiva vai abrir boas oportunidades para as empresas britânicas que trabalham no setor.
"O nosso setor de petróleo e gás tem enorme experiência para partilhar", reiterou Mundell, acrescentando que a parceria vai igualmente atrair mais trabalho e contratos para as empresas britânicas na indústria petrolífera de Cabo Delgado.
A província de Cabo Delgado detém uma das maiores reservas de gás natural do mundo, que serão usadas para a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL), através de dois consórcios liderados pelas multinacionais norte-americana Anadarko e pela italiana ENI, em que se inclui também a portuguesa Galp.
As petrolíferas estão na fase de conclusão dos acordos financeiros para a mobilização de recursos necessários à construção de unidades de processamento de GNL, mas ainda não tomaram as decisões finais de investimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário